DICAS
RODIZIO DE PNEUS
O rodizio dos pneus deve ser feito para garantir uma boa performance, aumentar o rendimento e para proporcionar um desgaste regular. Sempre que um desgaste irregular começar a se desenvolver, é aconselhável determinar as causas do desgaste e fazer todos os ajustes necessários antes de efetuar o rodizio. E a loja oferece rodizio grátis no pneus YOKOHAMA após a compra a cada 5 mil km.
DESGASTE DA BANDA DE RODAGEM
Agressividade ao dirigir quanto mais esportivamente dirige-se um automóvel, mais rápido será o desgaste dos pneus. O torque mais alto ao conduzir o veÃculo aumenta o desgaste dos pneus.
Temperatura a banda de rodagem em contato com o solo transmite as intenções do motorista. A rigidez da borracha muda de acordo com a sua temperatura. Em condições de alta temperatura, a borracha torna-se mais mole, oferecendo maior aderência, mas um desgaste mais rápido, o que acontece em competições automobilÃsticas.
O efeito do alinhamento da suspensão o alinhamento mal feito, aumenta a taxa de desgaste do pneu e provoca também o desgaste irregular. O alinhamento deve ser verificado periodicamente.
ESTEPE
O estepe não deve ser montado como pneu novo, pois quando montado pode apresentar tendência direcional, pela diferença de idade dos compostos de ambos os pneus. O mais prudente é conservar calibrado e usá-lo somente como equipamento de segurança.
EXCESSO DE PESO
Evitar a sobrecarga no veÃculo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta os riscos de estouro ou de alterações estruturais importantes.
MANUTENÇÃO
Fazer a manutenção preventiva de todo o veÃculo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
DESGASTE DOS PNEUS
O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veÃculo pode ser apreendido.
PNEU COM ABAIXO DO LIMITE
Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca;
O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca;
Não dão drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas;
Aumenta o risco de furos e cortes na banda de rodagem;
BALANCEAMENTO DA RODA
O desbalanceamento das rodas, além de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu. Deve-se balancear as rodas sempre que surgirem vibrações, na troca ou conserto do pneu, ou a cada 10.000 km rodados.
PRESSÃO DOS PNEUS (TWI)
Baixa Pressão o descuido com a calibragem dos pneus traz sérias consequências para a durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu. Apresenta vários problemas, envolvendo inclusive riscos de segurança, como:
Aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente)
Aumento do desgaste nos ombros (apoio maior sobre esta área)
Maior consumo de combustÃvel (maior resistência de rolamento)
Perda de estabilidade em curvas (alteração da área de contato com o solo)
Direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência)
Desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência)
Excesso de Pressão
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
Desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área)
Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
ESTEPE
O estepe não deve ser montado como pneu novo, pois quando montado pode apresentar tendência direcional, pela diferença de idade dos compostos de ambos os pneus. O mais prudente é conservar calibrado e usá-lo somente como equipamento de segurança.
EXCESSO DE PESO
Evitar a sobrecarga no veÃculo. Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta os riscos de estouro ou de alterações estruturais importantes.
MANUTENÇÃO
Fazer a manutenção preventiva de todo o veÃculo. Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
DESGASTE DOS PNEUS
O desgaste máximo do pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veÃculo pode ser apreendido.
PNEU COM ABAIXO DO LIMITE
Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca;
O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca;
Não dão drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas;
Aumenta o risco de furos e cortes na banda de rodagem;
BALANCEAMENTO DA RODA
O desbalanceamento das rodas, além de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu. Deve-se balancear as rodas sempre que surgirem vibrações, na troca ou conserto do pneu, ou a cada 10.000 km rodados.
PRESSÃO DOS PNEUS (TWI)
Baixa Pressão o descuido com a calibragem dos pneus traz sérias consequências para a durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu. Apresenta vários problemas, envolvendo inclusive riscos de segurança, como:
Aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente)
Aumento do desgaste nos ombros (apoio maior sobre esta área)
Maior consumo de combustÃvel (maior resistência de rolamento)
Perda de estabilidade em curvas (alteração da área de contato com o solo)
Direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência)
Desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência)
Excesso de Pressão
Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:
Desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área)
Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)